A cólica de rim acontece quando existe a formação de uma pedra no rim e esse cálculo migra do interior do rim em direção à bexiga.

O cálculo é formado na papila renal, que forma o cálice renal. Nessa localização o cálculo não causa obstrução do rim e por isso não causa dor, na grande maioria das vezes. Ao se desprender da papila renal, o cálculo pode migrar e impactar no ureter e levar à obstrução do fluxo de urina do rim para a bexiga. Essa obstrução renal leva a um acúmulo de urina na via excretora, que por sua vez, leva a um aumento de pressão na via urinária e a uma dilatação, um inchaço no rim. É a distensão da cápsula renal, ocasionada pela sequência: obstrução pelo cálculo, acúmulo de urina, aumento de pressão e dilatação da via excretora, que funciona como principal mecanismo de dor na cólica de rim.

A dor costuma ser aguda e muito intensa. Não existe posição confortável e por isso é comum vermos o paciente se contorcer de dor. Muitas vezes a dor pode estar associada à náusea e vômito e existe a irradiação da dor para os genitais, testículos nos homens e grandes lábios na mulher.

O tratamento da dor é imperativo. No pronto socorro emprega-se o uso endovenoso de analgésicos comuns e opiáceos, antiinflamatórios e até morfina. Após o manejo da dor, a confirmação diagnóstica por meio de um exame de imagem pode confirmar a presença de um cálculo obstrutivo no ureter. A tomografia computadorizada, sem o uso de contraste endovenoso ou oral é o padrão ouro no diagnóstico de pedra no rim, este exame fornece dados importantes sobre a pedra: localização, tamanho, dureza (densidade) e profundidade (distância pele-cálculo). A análise desses parâmetros permite, em decisão conjunta com o paciente, definir o melhor tratamento, seja ele medicamentoso conservador ou cirúrgico endoscópico. O tratamento conservador tem como objetivo a eliminação espontânea do cálculo, utiliza-se medicamentos para dilatar o canal (ureter com o cálculo impactado), diminuir a inflamação e manter o paciente sem dor até a saída espontânea da pedra. Por sua vez, o tratamento endoscópico consiste no acesso endoscópico do ureter, até o local do cálculo, quando utiliza-se o laser para fragmentar a pedra e o cálculo é removido por uma cesta, como uma rede, que o aprisiona e o retira do ureter.

Enfim, é papel fundamental do urologista orientar e participar ativamente no processo de diagnóstico e tratamento da cólica de rim.